armazenamento de produtos quimicos
DATA:20.08.2010
OBJETIVO
O trabalho de Conclusão de Curso visa aprimorar e demonstrar o conhecimento desenvolvido abordando o tema “elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Sistema Aeroportuário”.
INTRODUÇÃO
Os impactos negativos decorrentes das atividades/intervenções quando não são previamente identificados e avaliados determinam, em muitos casos soluções posteriores extremamente onerosas e/ou danos significativos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.
O transporte aéreo pode ser considerado um dos maiores eixos do desenvolvimento econômico, social e cultural de qualquer país. O transporte de pessoas e cargas por via aérea se consolida como a mais representativa forma de deslocamento, dado a velocidade e capacidade de modulação, de comunicação entre os mais diversos pontos do mundo. Para atender plenamente às diretrizes atuais de proteção ambiental e responsabilidade social é integrante do processo de licenciamento ambiental um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que aponta e descreve as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública.
METODOLOGIA
Conforme legislação ambiental um plano de gerenciamento de resíduos sólidos é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental de empreendimentos que geram resíduos provenientes de áreas de manutenção, depósitos, armazenagem, processos industriais, resíduos hospitalares, construção civil, entre outros.
O PGRS deve apontar e descrever as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública (RDC n 05/93, CONAMA, RDC n 306/2004, ANVISA).