Informatica
* A auditoria de sistema não está pressa a atuar apenas em uma parte da organização mais ela precisa atender a todos os níveis, ou seja, estratégico, gerencial ou operacional, tendo conhecimento de um todo da empresa. Dessa forma é possível extrair os objetivos a serem desenvolvidos no decorrer do percurso que são: * Auditoria de sistemas em produção: Verifica onde ocorrem os erros e traça uma maneira de corrigi-los. * Auditoria durante o desenvolvimento de sistemas: estar presente em toda a fase de construção do desenvolvimento do sistema como medida preventiva. * Auditoria administrativa e operacional do ambiente de processamento eletrônico de dados: Abrange toda área de processamento de dados assim como contratos de software e hardware, normas técnico-operacionais, custo, nível de utilização dos equipamentos, traçando também um plano de segurança e de contingência, prevenindo futuros riscos. Exemplo disso tem o backup como forma de contingência. * Auditoria de eventos específicos: são possíveis eventos detectados depois que foi feito a auditoria e que devem ser levados a conhecimento do mesmo.
* Na fase de desenvolvimento é necessário ter um capital onde este capital será aplicado em contratação de pessoas, aquisição de materiais como exemplos temos: computadores, ou seja, tecnologia. Onde haverá todo um processamento para que assim no final do processo venha ser gerado o produto final que é um sistema de informação. Contudo a atuação da auditoria em um sistema já formado é a seguinte: * Levantamento do sistema atual, * Estudo de viabilidade, * Anteprojeto do sistema novo, também, conhecido como projeto lógico, * Detalhamento do projeto, * Programação e depuração (projeto físico), e * Implantação do sistema.
Já na fase de produção do sistema ele tem como entrada os dados (Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação