Armazenagem de grãos
2 – No artigo “Empreendedorismo” de José Dornelas, (disponível em Material de Aula – Arquivo), há uma rápida diferenciação entre o Empreendedorismo corporativo e o Empreendedorismo de start-up. Em sua opinião, qual das assessorias citadas, na Aula 05, você considera ser a mais e a menos eficaz em cada um dos dois modos? Justifique.
Resposta: Independentemente do empreendimento, ser de start-up ou corporativo (intraempreededorismo), todas as formas de assessorias são úteis e válidas para ambos os casos.
Acredito que para o caso de empreendedorismo de start-up as incubadoras e empresas como o SEBRAE são mais úteis no início do empreendimento, mas não posso descartar as assessorias jurídicas e contábeis que com o passar dos tempos também se tornarão tão úteis quanto às do início. As instituições de pesquisa e as universidades também tem seu papel importante nas duas formas de empreendimento. Para o intraempreendedorismo as instituições de pesquisa podem oferecer novas tecnologias e desenvolvimento de novas formas de operacionalizar as atividades internas já com as novas empresas ou o empreendedorismo de start-up estas instituições podem auxiliar