Silos Graneleiros
Resumo: O objetivo do armazenamento adequado de grãos é manter a sua duração, as qualidades biológicas, químicas e físicas que os grãos possuem, imediatamente após a colheita. O presente Trabalho de Conclusão do Politécnico do 2º trimestre aborda a questão da armazenagem, secagem e beneficiamento de grãos de soja e milho para os agricultores. Apresenta a problemática vivida por estes agricultores que dependem de silos terceirizados para armazenar sua produção de soja e milho e os altos custos que geram este processo. Realiza o levantamento e o estudo a viabilidade de implantação de um silo. A partir deste estudo de viabilidade, apresenta os custos e o retorno financeiro de tal implantação e sugere como sendo viável um silo. Aponta, ainda, que qualquer granja, com a implantação de um silo, poderá entrar no mercado de comércio de grãos.
Palavras-chave: Agronegócio, armazenagem e processamento de grãos de soja e milho, viabilidade de implantação de silo.
1 INTRODUÇÃO
A armazenagem de grãos adequada é fundamental para se evitar perdas, preservar a qualidade dos alimentos e suprir as demandas na entre safra possibilitando assim maior competitividade das atividades. Especialistas alertam que a armazenagem correta é fundamental para a conservação de cereais e oleaginosas. Produzir grãos de qualidade é apenas uma das prioridades das granjas, porém, é preciso manter esta qualidade até o momento do consumo, pois são estes grãos que vão alimentar os suínos das granja e principalmente a nós mesmos. Assim, é necessário pensar o processo de armazenamento destes grãos na propriedade a fim de reduzir os custos de transporte e beneficiamento, mantendo a qualidade.
Acredita-se que armazenando os grãos nas propriedade a redução de custos será considerável, além da vantagem em acompanhar o processo de beneficiamento e armazenagem dos grãos, bem de perto. A implantação de um silo para este fim,