Armazenagem de Grãos
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS
FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
ARMAZENAGEM DE GRÃO
SORRISO-MT
2013
FACULDADE DE SORRISO - UNIC
SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 Desenvolvimento 5
2.1 Setor de Armazenagem 6
2.1 Setor de Armazenagem 7
2.1 Setor de Armazenagem 8
2.2 Sistema alternativo de armazenagem a granel 9 2.3 Dados gerais de silo metálico 10 2.3 Dados gerais de silo metálico 11 2.3 Dados gerais de silo metálico 12
3 Conclusão 13
4 Referência 14
1. INTRODUÇÃO
O processo de globalização proporcionou a abertura econômica fazendo com que as empresas buscassem o incremento da produtividade, redução de custos e maior eficácia e eficiência.
Acredita-se, que uma unidade armazenadora, técnica e convenientemente localizada, constitui uma das soluções para tornar o sistema produtivo mais econômico.
No decorrer do trabalho ira mostrar diversos tipos de silos de armazenamento de grão e seus pontos positivos e negativos.
4
2. DESENVOLVIMENTO
O Brasil, o armazenamento de grãos nas fazendas é ainda inexpressivo. Estima-se que menos de 5% da produção agrícola do país é estocada. Em países desenvolvidos como o Canadá, por exemplo, esta estimativa atinge 80%.
A sequência do sistema de armazenagem nos países desenvolvidos inicia na fazenda e evolui para sistemas do tipo coletores, intermediários e terminais. No Brasil ocorre o contrário, pois a estrutura de armazenagem evolui dos terminais e intermediários aos coletores, geralmente representados pelas cooperativas, resultando em uma atividade tipicamente urbana.
O armazenamento na fazenda constitui prática de suma