Biografia
John Pascoe Grenfell nasceu em 30 de setembro de 1800, no Condado de Surrey, no sul da Inglaterra. Filho de John Grenfell e Sophia Grenfell.
Aos 11 anos entrou para o serviço da Honourable East Índia Company, em cujos navios iniciou a carreira marítima, fazendo diversas viagens à Índia, no posto de Guarda-Marinha e depois como oficial até 1819, quando aceitou a proposta do emissário chileno Condarço para servir na Marinha de seu país em luta pela independência.
Nela entrou no posto de Primeiro-Tenente. Passou a servir como tenente sob as ordens de Thomas Cochrane, participando das lutas da Guerra de Independência do Chile.
Ao aceitar Lord Cochrane, o oferecimento que lhe fizera o Governo do Brasil para aceitar comandar sua esquadra, na luta empenhada contra Portugal, a fim de conquistar sua independência, quis o tenente John Pascoe Grenfell acompanhar seu chefe, e por isso, a 13 de Janeiro de 1823, Grenfell deixou o Chile, embarcando no brigue Colonel Allen mais tarde Bahia. Chegou ao Rio de Janeiro a 13 de março do mesmo ano.
Por decreto de 21 de março, foi admitido no posto de Primeiro-Tenente tendo embarcado na mesma data a bordo da nau Pedro Primeiro. Em 3 de abril teve inicio uma forte batalha contra a esquadra portuguesa que se encontrava no porto da Bahia. No dia 2 de julho a esquadra portuguesa abandonava esse porto. Pelos serviços que o tenente Grenfell prestou nessa batalha, Lord Cochrane o promoveu ao posto de Capitão-Tenente.
Sua próxima investida foi no Maranhão, onde conseguiu que a junta governativa portuguesa que lá se encontrava reconhecesse a independência do Brasil, permitindo a incorporação do Maranhão ao Brasil em 23 de Julho. No dia 28 do mesmo mês foi nomeado comandante do Brigue D. Miguel, apresado no Maranhão, e batizado com o nome da referida província. O mesmo sucesso obtido no Maranhão ocorreu no Pará, onde o a revolta foi sufocada. Atuou também na Revolução Farroupilha, obtendo