Armadilhas frequentes em programas de melhoria de serviços
Além dos erros mais comuns que os executivos podem cometer quando lançam programas de elevação de qualidade de serviços, há algumas emboscadas típicas de que podem ser alvo durante esse processo. Quando as iniciativas relacionadas a serviços são suspensas numa organização, isso ocorre porque algo, nela, está atrapalhando o processo. As coisas certas não acontecem quando não existem as condições apropriadas. Em seguida veremos algumas das armadilhas mais comuns nas quais um programa de melhoria de serviços pode cair.
* PROBLEMAS DE CULTURA E CLIMA
Uma iniciativa ligada a serviços precisa receber a ajuda possível para que se consolide e progrida numa organização
Certos valores Fundamentais devem estar presentes. É necessário haver sentimentos relativamente forte de otimismo, as pessoas precisam crer que o projeto vale a pena, vale ressaltar o trabalho em equipe e a cooperação.
Pode haver problemas territoriais sob a forma de conflitos, interesses cruzados e disputas entre departamentos ou facções da empresa. A falta de uma filosofia ou visão comum pode fazer com os relacionamentos entre diversos setores da organização degenerem, assumindo uma orientação egoísta.
Pode haver fatores de bloqueio dentro da própria cultura. certas normas, tradições e regras de comportamento podem fazer com que as pessoas ajam cautelosamente, preocupadas apenas em si mesmas. Os bancos, por exemplo, comumente possuem tais regras e políticas restritivas a respeito de riscos e tomada de decisões, o que faz com que as pessoas que aí trabalham se tornem mecanicamente condicionadas a não fazer nada quando não há regra alguma a ser seguida.
Pressões executivas podem empurrar pessoas em direções não desejadas.
Os membros de uma organização podem se sentir de uma maneira muito negativa, pessimista ou temerosa em função de circunstâncias correntes.
Quando os funcionários de um hospital se