Estruturas dos textos cientificos
FAMASUL – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
ESTRUTURA DOS TEXTOS CIENTÍFICOS
PALMARES – PE
2012
AEMASUL – AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FAMASUL – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
ESTRUTURA DOS TEXTOS CIENTÍFICOS
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de menção na disciplina Prática Pedagógica I, sob a orientação da professora Dione Rabêlo, pelas alunas: 1° semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL).
PALMARES – PE
2012
RESUMO
O trabalho aborda como conceituar os seguintes termos: ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM, deixando explícitas suas diferenças e articulações acadêmicas existentes.
O ensino é uma forma sistemática de educar os homens, ou seja, é a técnica utilizada pelos humanos, para a transmissão de conhecimentos. Podendo ser um ensino formal, que é passado pelas instituições de ensino, ou informal, no seu dia-a-dia socializando com pessoas.
Contudo, a pesquisa também é processo sistemático, para a construção do conhecimento, no entanto, ela instiga você a buscar algo que não conhece, pesquisar o desconhecido; criando novos conceitos, ou refutando alguns pré-existentes, que passam a ser obsoletos.
Ora, tanto o ensino, quanto a pesquisa devem estar interligados, gerando aprendizagem, isto é, o desenvolvimento humano. Ao qual suas competências, habilidades, conhecimentos, valores são adquiridos ou modificados; como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Portanto, todos esses expoentes são indispensáveis à educação; pois, estão aliados num único objetivo; associar teorias, as técnicas de ensino, para gerar aprendizagem.
QUESTIONÁRIO
Estruturas dos Textos Científicos
1 – Qual é o item opcional de um projeto de pesquisa?
2 – Para que serve a justificativa dentro do