Decisão
1. Decisão é uma escolha tomada com base em propósitos, é uma ação orientada para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão; Decisões são consideradas essência da administração porque são elas que definem todos os aspectos da vida de uma organização, atingindo todas as áreas funcionais da empresa.
2. Decisões Programadas: são soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle. Exemplo: Quando um lote de produtos não passa no controle de qualidade, o administrador sabe exatamente o que fazer. Decisões não programadas: são soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua. São normalmente decisões, que por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta customizada. Exemplo: O lançamento de um novo produto.
3. Políticas são orientações genéricas sobre como proceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas. As políticas estabelecem parâmetros de atuação, mas não indica uma solução específica. Procedimentos são uma série de etapas sequenciais e inter-relacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada.
4. 1ª ETAPA: RECONHECIMENTO
• Reconhecer um problema ou oportunidade;
• Essa etapa é crucial, pois se não for bem feita todo trabalho de uma equipe será desperdiçado;
• É considerada a mais difícil das cinco.
2ª ETAPA: ELABORAÇÃO
• Elaboração de alternativas de ação;
• É necessário elaborar alternativas, pois se elas não existem, não há decisão a ser tomada;
• Para facilitar a segunda etapa, foi desenvolvido um instrumento gráfico, denominado “árvore de decisão”, que avalia as alternativas disponíveis (esse processo é normalmente usado quando há muitas alternativas a serem discutidas);
3ª