Arie
TEXTO: KRAMER, Sonia. Infância e educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In: KRAMER, S. (org.) Infância e Educação Infantil. Campinas, SP.: Papirus, 1999.
1) Walter Benjamin quer mostrar um mundo adulto. A mensagem do canteiro de obras quer mostrar que a criança cria um mundo apenas dela, cheio de fantasias.
2) O objetivo principal do texto é refletir o paradoxo que vive hoje com o avanço teórico sobre a infância e a incapacidade de lidar com as populações infantis e as juvenis.
3) Houve um crescente avanço no movimento pelo conhecimento da criança em vários campos: Desde a consolidação da psicologia e sua opção pelo estudo da criança até a influência de diferentes da psicologia e da psicanálise.
4) Os diálogos com as teorias e as lutas políticas em defesa dos direitos da criança têm permitido enfrentar questões polêmicas e têm nos feito indagar sobre como deixar a ser in-fans, ou seja, aquele que não fala e consegue adquirir voz e poder em um contexto que de um lado infantiliza o sujeito social, empurrando pra frente o momento da maturidade e de outro adultiza, jogando para trás a curta etapa da primeira infância.
5) A concepção de infância defendida por Kramer baseia-se no pensamento de que as crianças são seres sociais marcados pelas tradições da sociedade em que vivemos. Entende-se a criança como cidadãs, pessoas que possuem um olhar crítico, que vira pelo avesso a ordem das coisas, subvertendo essa ordem. Esse modo de ver as crianças pode ensinar não só a compreender as crianças, como também a ver o mundo do ponto de vista da criança.
6) Os filmes que nos permitem olhar a realidade com o olhar da infância são “O tambor”, “Filhos do paraíso”, “O jardim Secreto” e “Central do Brasil”.
7) Compreender o olhar da infância é importante porque compreende a face do mundo que os encara, ou seja, o que os diretos parecem dizer, pois eles possuem essa aguda sensibilidade, falando seja da realidade, seja