ariano suassuna
E
RUBEM ALVES
Ariano Suassuna
Nascido no dia 16 de junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, na Paraíba, onde hoje se localiza em João Pessoa, Ariano Vilar Suassuna foi um dos autores nordestinos mais famosos. Filho de Cássia Vilar e João Suassuna, Ariano e sua família saíram de sua cidade natal quando ele ainda era um bebê e foram morar no sertão.
Na Revolução de 30 ele perdeu o pai, o mesmo foi assassinado no Rio de Janeiro por motivos políticos, após isso sua mãe e seus irmãos se mudam para Taperoá, no interior do estado, onde ficou até 1937. Foi em Taperoá que Suassuna iniciou os estudos e teve a oportunidade de conhecer a cultura da região. Lá assistiu pela primeira vez uma apresentação de mamulengos e uma improvisação de viola.
Em 1943 se mudou para Recife, estudou no Ginásio Pernambucano e no Colégio Osvaldo Cruz. Nessa época ela ainda não havia entrado na faculdade, porém seus primeiros textos já eram publicados nos jornais da cidade. Em 1946 entrou na Faculdade de Direito, lá conheceu Hermilo Borba Filho, que era um dos líderes dos grupos de jovens escritores e artistas. Foi junto com Hermilio que fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco.
Um ano depois ele criou sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol. Com esta peça ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno. Mais um ano após, em 1948, criou a peça Cantam as Harpas de Sião. E no ano seguinte, Os Homens de Barro.
Graduação
Em 1950, formou-se em Direito e passou a atuar como advogado recebeu o prêmio Martins Pena pelo Auto de João da Cruz. Em 1951 ficou doente e para se tratar da doença pulmonar voltou a morar em Taperoá, onde escreveu e montou a peça Torturas de um Coração. Um ano depois Ariano volta a morar em Recife, lá ele dedicou-se à advocacia e ao teatro. Em 1953 ele criou O Castigo da Soberba, no ano seguinte O Rico Avarento e em 1955 ele criou O Auto da Compadecida, essa é uma de suas obras mais conhecidas, em 1957 foi encenada pelo Teatro Adolescente do