biologia
Iremos falar sobre
-Introdução
-Zigoto
-Clivagem
-Blastômero
-Mórula
-Blástula
-Gástrula
-Nêurula
-Conclusão
Introdução
A embriologia é a ciência que trabalha a formação dos sistemas de um animal ou ser humano a partir de uma célula . Faz parte da biologia do desenvolvimento . O desenvolvimento embrionário inicia-se pela relação sexual , gerando o zigoto , que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.
Zigoto
Zigoto ou é a célula diploide resultante da união dos núcleos de duas células mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada, zigoto é a célula formada pela fusão dos gametas masculino e feminino, e que dará origem ,ao embrião ou ao novo ser da espécie.
No caso específico do ser humano, um zigoto possui 23 pares de cromossomos, ou seja, 46.
Clivagem
Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células, dizemos que este processo denomina-se clivagem. Estas células resultantes são embrionárias, denominadas de blastômeros, e tornam-se menores a cada divisão por clivagem .
Blastômero
O blastômero é a estrutura que resulta da divisão do ovo fertilizado durante o desenvolvimento embrionário.
No seu caminho até ao útero, o ovo permanece livre nos líquidos da secreção tubária e uterina, divide-se fazendo com que se diminuam o tamanho das células-filhas. As células-filhas originárias do ovo fecundado são denominadas blastômeros. Eles vão dar origem à mórula.
Mórula
Mórula (do latim morula, amora), refere-se à aparência do conjunto de células (parece uma amora). A mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião, depois do zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células.
Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, e passa a chamar-se blástula.
Blastula
A blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião, com mais