Comparações entre SAD e SIG
Tipo de problema:
SAD: São capazes de lidar com problemas estruturados que não podem ser programados com facilidade.
SIG: Utilizado, normalmente, para problemas mais bem estruturados.
Usuários
SAD: Fornece apoio a indivíduos, grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários geralmente têm mais controle sobre um SAD.
SIG: Apóia essencialmente a empresa. A curto prazo, os usuários têm pouco ou nenhum controle sobre um SIG.
Apoio
SAD: Dá apoio a todos os aspectos e estágios da tomada de decisão. O sistema não assume, no entanto, o papel de responsável pelas decisões – é necessário que uma pessoa tome a decisão final.
SIG: Isso não é necessariamente verdade em todos os sistemas SIG – alguns deles tomam decisões automaticamente e, de maneira efetiva, assumem o papel de responsáveis pelas decisões.
Ênfase
SAD: A ênfase de um DSS são as decisões e seus estilos.
SIG: Um SIG dá ênfase, em geral, apenas a informações.
Abordagem
SAD: É um sistema de apoio direto que fornece relatórios interativos na tela de um computador.
SIG: É, em geral, um sistema de apoio indireto que utiliza relatórios produzidos periodicamente.
Sistema
SAD: O equipamento computacional que embasa o apoio a decisões é, em geral, utilizado ao vivo (diretamente conectado ao sistema computacional que integra o DSS) e relacionado ao tempo real (fornece resultados imediatos). Terminais de computador e monitores são exemplos – esses dispositivos podem fornecer informações e respostas imediatas a perguntas.
SIG:Um SIG pode não comunicar resultados de maneira imediata – por exemplo, no caso em que relatórios impressos são gerados e entregues semanalmente aos administradores de uma empresa.
Velocidade
SAD: Um SAD é flexível e pode ser implementado por seus usuários. Isso se traduz, via de regra, em menores tempos de desenvolvimento. Além disso, esses sistemas acabam por ser, na maior parte dos casos, mais aptos a atenderem às necessidades de seus