Argumentos e proposiçoes logicos
Argumentos e Proposições
2013/1
1
Argumentos
Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.
2
Argumentos
Supõe que quer avisar aos seus clientes que haverá um aumento no preço de um determinado produto. Como justifica este aumento? Recorrendo a razões, não é? Dirá qualquer coisa como:
“Os preços dos transportes subiram; como o produto precisa ser trazido de longe, o produto chega mais caro aqui na loja. Portanto, preciso aumentar o preço de venda do produto.
Temos aqui um argumento, cuja conclusão é: "preciso aumentar o preço de venda do produto". E como justifica esta conclusão? Com a subida dos preços nos transportes e com o fato de precisar transportar o produto. Então, estas são as premissas do seu argumento, são as razões que utiliza para defender a conclusão.
3
Argumentos
Embora um argumento seja um conjunto de proposições, nem todos os conjuntos de proposições são argumentos. Por exemplo, o seguinte conjunto de proposições não é um argumento: Eu lancho na cantina da UCL, mas o João não. A Joana come pipocas no cinema. O Rui foi ao museu.
Neste caso, não temos um argumento, porque não há nenhuma pretensão de justificar uma proposição com base nas outras. Nem há nenhuma pretensão de apresentar um conjunto de proposições com alguma relação entre si. Há apenas uma sequência de afirmações.
4
Argumentos
Um argumento pode ter uma ou mais premissas, mas só pode ter uma conclusão. Exemplos de argumentos com uma só premissa: Exemplo 1 Premissa: Todos os portugueses são europeus. Conclusão: Logo, alguns europeus são portugueses. Exemplo 2 Premissa: O João e o José são alunos da UCL. Conclusão: Logo, o João é aluno da UCL.
5
Argumentos
Exemplos de argumentos com duas premissas: