Introdução a Logíca
TRABALHO DE LÓGICA
TRABALHO DE LÓGICA
INTRODUÇÃO À LÓGICA
SUMÁRIO
TOC \o "1-3" \h \z \u INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc335412080 \h 4I - IRVING M. COPI E A RELAÇÃO ENTRE SUAS PROPOSTAS PAGEREF _Toc335412081 \h 5II – PREMISSAS E CONCLUSÕES PAGEREF _Toc335412082 \h 8III - RECONHECIMENTO DE ARGUMENTOS PAGEREF _Toc335412083 \h 11IV - LÓGICA MATEMÁTICA OU SIMBÓLICA PAGEREF _Toc335412084 \h 14V - CONCLUSÃO PAGEREF _Toc335412085 \h 18REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PAGEREF _Toc335412086 \h 19
INTRODUÇÃOEste trabalho visa proporcionar ao leitor uma visão ampla e, ao mesmo tempo sucinta sobre o que é e onde pode se aplicar o estudo da Lógica. Desta forma, serão apresentadas nos próximos capítulos, algumas proposições relevantes sobre o tema, a partir da visão de autores como Irving M. Copi, bem como a relação das ideias de outros estudiosos realizada pelo Prof. Calixto Silva Neto. Serão apresentados ainda, os métodos de estudo da Lógica, inclusive o reconhecimento das falácias.
A partir da leitura desta obra será possível discutir com mais embasamento sobre o que é o estudo da Lógica e qual sua finalidade, despertando no leitor a vontade de desvendar seus mistérios e aplicar seus princípios no dia-a-dia.
I - IRVING M. COPI E A RELAÇÃO ENTRE SUAS PROPOSTASNo primeiro capítulo de sua obra Irving M. Copi, inicialmente, mostra que costumeiramente a palavra “lógica” é utilizada mais no sentido de “razoável” do que em seu sentido técnico. Ele afirma que esse entendimento se tornará mais claro ao passo que o estudante se aprofunde no estudo da lógica.
Ao avançar em sua explicação, o autor afirma que o estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto (COPI, Irving M.). O autor salienta ainda, que não é possível apenas argumentar com uma pessoa que já estudou lógica, assim como não é somente possível a uma pessoa, andar de bicicleta se a mesma já estiver estudado sobre o assunto.