argumentação a favor do casamento homoafetivo
Etapa 1
Argumentos “a favor” do casamento homoafetivo
1°- O artigo 5° da Constituição Brasileira diz que todos nascem livres e iguais perante a lei.
2º- O fato de uma pessoa ser homossexual não faz dela uma pessoa anormal, então sendo perfeitamente capaz de constituir família. Pois como cidadãos eles trabalham, pagam impostos, e por que não podem casar?
3º- É uma demonstração não só de amor, mas também uma maneira de dar segurança ao seu companheiro. Pois legalizando o casamento, esse pode usufruir tudo que está previsto em lei.
4º- Esse casal com situação conjugal legalizada pode adotar uma criança, que assim poderá saber o que é família. Essa criança poderá crescer descobrindo que é normal ser diferente, assim ela será uma pessoa sem preconceitos.
Argumentação Jurídica “a favor” do casamento homoafetivo.
O artigo 1° da Constituição dos Direitos Humanos diz que todo ser humano nasce livre e iguais em dignidade e em direitos. Como ser humano igual a qualquer outro, os homossexuais tem não só deveres mais também direitos.
Então porque seria diferente na hora de formalizar uma união construída por amor. Se analisarmos nossa sociedade, perceberemos que é muito preconceituosa, pois não temos motivo para não aceitar um casamento homoafetivo. Poderíamos simplesmente reconhecer que homossexuais são cidadãos comuns e que esse casamento não prejudicaria minha vida em nada.
O casamento homoafetivo mostra o começo de uma nova percepção da palavra família, que representa um grupo de pessoas ligadas por algum grau de parentesco ou laços afetivos. Provando assim que família não é somente constituída de heterossexual, mas também abrange outros.
Não sejamos tolos em achar que os homossexuais já não viviam juntos na informalidade, isso não é tão novo assim. O que se discute é a formalidade, é ter o direito de proteger legalmente seu companheiro. Para essa união ser amparada juridicamente. A PL 5120/13 quer alterar alguns