Argumentacao juridica
DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA TURMA: 1002
ALUNOS:
1. Argumentação jurídica, para ter sucesso, deve recorrer a estrtégias que expressem a interpretação sobre uma questão do Direito que se desenvolve em um contexto espacial e temporal. Portanto, antes de argumnetar, é necessário que se proceda a um planejamento, considerando-se os contextos, os fatos, as provas e os indícios extraídos do caso concreto, sustentando-se sempre nas fontes do Direito. Torna-se necessário , também, ter em mente os prováveis argumentos do opositor, a fim de neutralizá-lo. O texto será construído não institiva e espontanemanente, mas apoiado em um planejamento, a fim de manter a unidade e a coerência necessárias ao convencimento. Somente com organização é possível traçar estratégias persuasivas capazes de fazer com que a tese defendida seja aceita. Exponha sobre os elementos constitutivos da Argumentação Jurídica.
Antes de redigir uma argumentação consistente, o defensor da teoria tem que seguir os seguintes elementos constitutivos da Argumentção Jurídica, na seguinte ordem:
a) Qual o fato gerador do conflito?
b) Qual a tese que será defendida?
c) Com que fatos sustentará essa tese?
d) Que tipos de argumento deverá utilizar?
2. Diferencie e descreva a importância do texto descritivo, narrativo e dissertativo para a argumentação jurídica.
a)Narrativo: conta todo o fato realmente como aconteceu, utilizando o verbo na terceira pessoa, respeitando a ordem cronológica. O fato geralmente é narrado no pretérito. Uma narrativa bem redigida deve responder sempre às seguintes perguntas: o quê?; que?; onde?; quando?; como?; e por quê?. Deve ter uma natureza predominantemente informativa e quanto a sua parcialidade pode ser simples ou valorada.
b)Descritivo: Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado