Argila
Origem
A argila é um material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, das rochas que existiam em abundancia na Terra.
As argilas podem ser primárias, formadas no mesmo local da rocha sem influencia atmosférica. Possuem partículas mais grossas e coloração mais clara, são pouco plásticas*, porém de grande pureza e possuem alto nível de fusão. O caulim é uma das argilas deste tipo.
Também podem ser Argilas secundárias ou sedimentares, aquelas que têm sido transportadas para mais longe da rocha pela água, pelo vento e incluindo ainda o desgelo. A água especialmente tritura a argila em partículas de diferentes tamanho. As secundárias são mais finas e plásticas que as primárias, podendo, no entanto conter impurezas ao se misturarem com outras matérias orgânicas.
Formação
O mineral básico das argilas é a caolinita. A argila é um silicato de alumínio hidratado, composto por alumínio (óxido de alumínio), sílica ( óxido de silício ) e água.
Argilas e caulins são rochas. Há uma grande variedade de materiais possíveis de classificação neste grupo, quase todos possuem composição semelhante, mas há pequenas variações.
As argilas provem de rochas cristalinas ou eruptivas que se fragmentam em grãos por meio do vento, água ou até temperatura. *PLASTICIDADE é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de certa quantidade de água e de um tratamento que se chama, amassar.
RESISTÊNCIA é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois a cozedura, sem deformações do seu aspecto.
IMPERMEABILIDADE, é a propriedade que as argilas adquirem após a cozedura, de não absorver qualquer líquido que a venha a dissolver.
SONORIDADE, é a propriedade que as argilas tem de após a cozedura de emitir sons, mediante batimentos com alguma força.
Tipos de Argila
Argila natural: É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural, sem a necessidade de adicionar outras