argentometria
É uma forma de análise gravimétrica empregada na análise química , em que para determinar a quantidade de um elemento, radical ou composto presente em uma amostra, ele usa a insolubilidade dos sais de prata, que são formadaspor titulação da solução do analito com nitrato de prata (AgNO3).
O método baseia-se na precipitação dos íons cloreto com nitrato de prata.
Ag+ + Cl- AgCl(s)
Solubilidade: 0,2 mg AgCl/100 ml H2O (26ºC).
O produto obtido é seco a 110ºC e pesado, calculando-se daí a concentração de cloreto na amostra.
O AgCl precipitado não apresenta grande tendência em ocluir sais e portanto a presença de substâncias estranhas não causam erro significativo na análise, principalmente quando a precipitação é efetuada adicionando-se a solução de prata à solução de cloreto. A causa de erro mais séria é a lavagem deficiente do precipitado.
Existem trê métodos diferentes para a determinação volumétrica de cloreto com íons prata, devido os diferentes tipos de indicadores que são: método de Mohr, método de Volhard e o método do indicador de Adsorção, descritos abaixo
Método de Morh
Segundo o método de Mohr para a determinação de cloretos, o haleto é titulado como uma solução-padrão de nitrato de prata usando-se cromato de potássio como indicador. No ponto final, quando a precipitação do cloreto for completa, o primeiro excesso de íons Ag+ reagirá com o indicador ocasionando a precipitação do cromato de prata, vermelho.
Ag+ + CrO2-4 Ag2CrO4(s).
Como está titulação usa as diferenças nos valores dos produtos de solubilidade do AgCl e do Ag2Cr4 deveria começar a precipitar no ponto de equivalência. Neste ponto da titulação foi adicionado uma quantidade de prata igual à quantidade de cloreto de prata. Consirerando-se que as concentrações dos íons Ag+ e Cl- em solução (em que equilíbrio com o sódio AgCl) são iguais, é fácil calculá-las a partir do valor do produto de solubilidade:
Ag+ + Cl- AgCl(s)
[Ag+] [Cl-] = 1,56 x 10-10
[Ag+] = [Cl-] = 1,25 x 10-5M.
Então a