Analise Do Filme De Bimba
No documentário disponibilizado Mestre Bimba – Capoeira Iluminada, o que se percebe é que a história da vida do mestre Bimba é apenas um pano fundo. “Capoeira Iluminada” é mais do que apenas uma biografia, nele aparece a trajetória da capoeira no decorrer da primeira metade do século XX. A incrível transformação social e cultural que Bimba provoca não só na capoeira, até então ‘decadente’, mas na visão da sociedade das manifestações culturais afro-brasileiras como um todo.
Mestre Bimba insere dentro da capoeira outras manifestações culturais como o maculelê, o samba de roda e a puxada de rede, que eram por ele usadas em suas apresentações públicas. Bimba através destas apropriações faz uma maior divulgação da cultura afro-brasileira em suas apresentações.
As inserções culturais de Bimba na capoeira na primeira metade do século XX são seguidas por todos os grandes mestres hoje. Nas novas academias o aluno não aprende somente a capoeira, ele entra em contato com outras manifestações culturais, como o jongo, o maculelê e o samba de roda e retransmite essas manifestações aonde vai. Deve-se salientar que Bimba insere outras manifestações já existentes e não diz que são derivadas da capoeira. A separação é fundamental para não cometer apropriações inverdadeiras.
Mestre Bimba-Capoeira Iluminada é material indispensável para os praticantes ou não da capoeira, o documentário é um excelente ponto de partida para o aprofundamento do conhecimento sobre a capoeira, perguntas podem ser levantadas a partir deste pequeno fragmento da história da capoeira.
Por que Mestre Bimba teve que interferir no modo de “jogar” a capoeira? Por que outra capoeira muito mais folclórica e passiva foi tratada como verdadeira? Por que esse lapso temporal entre esse estrondoso sucesso da capoeira na década de 30 e 40 e o seu reaparecimento somente no final do século XX e início do XXI? Essas e outras perguntas saltam aos olhos dos observadores