ssssss
ARGENTOMETRIA
NOME DO ALUNO/RA – 1 ALINE FELTRIN FOGUEL/63488 2 MARIELLE SEELIG CALDERINI/63409 3 MICTIELHE FERNANDA ARISTAQUE/63546
4 NATÁLIA H. M. BORTOLUCCI/62489
CURSO: FARMÁCIA
PERÍODO: 2º / MATUTINO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: MARCOS V. CORRÊA DA SILVA
ARARAS/SP
2010
INTRODUÇÃO
A detecção do ponto final para titulações de precipitação normalmente é feita com eletrodos ou indicadores. As titulações que utilizam o Ag+ como titulante são chamadas titulações argentométricas (HARRIS, p.148).
Baseado nos diferentes tipos de indicadores disponíveis, existem três métodos distintos para a determinação volumétrica de cloreto com íons prata, sendo eles: formação de um sólido colorido – como no método de Mohr; formação de um complexo solúvel – como no método de Volhard; mudança de cor associada com a adsorção de um indicador sobre a superfície de um sólido – como no método de Fajans (BACCAN, et al., p. 229).
O método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio, usando solução de cromato de potássio como indicador. No método de Mohr, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom-avermelhada, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata (USP, p.1)
Este método de determinação de cloreto requer que uma titulação em braco seja feita, para que se possa corrigir o erro cometido na detecção do ponto final. O valor da prova em branco obtido deve ser subtraído do valor da titulação propriamente dito (BACCAN, et al., p.230)
O método de Volhard é um procedimento indireto para a determinação de íons que precipitam com a prata como por