Argentino
O cenário de consultoria no Brasil
SÃO PAULO 2014
Após leitura e análise do texto em sala de aula, verificamos que muitas das empresas contratam consultores sem antes mesmo analisar se seria possível obter uma solução internamente, sem que houvesse a necessidade de chamar uma assistência para resolução de problemas.
Outro fator importante, é que a organização contrata uma consultoria com o pensamento de que consultores são Deuses, ou seja, ao contratar já temos a certeza de que haverá uma solução pra meu problema e que ao pagar por esse serviço o mínimo que espero é um bom resultado.
A consultoria não é uma matemática exata, na qual ao se contratar já se tem um resultado. É importante salientar que os consultores irão analisar e aconselhar o melhor a ser feito para sua empresa, eles não possuem o poder de decisão, e sim, apenas podem conduzir o contratante e direcionar o projeto para que se obtenha algo positivo dessas ações.
Há também a questão de que muitos se intitulam consultores, porém não realizam essa atividade como sua profissão, apenas por terem o conhecimento e experiência, atuam em suas derivadas áreas para complementar suas atividades profissionais.
O IBCO regulariza a profissão dessas pessoas, fazendo com que passe por processos necessários para adquirir uma certificação que lhes dão uma confiança maior ao se apresentar para os clientes. Porém, muitos contratam através de indicações ou por grandes consultorias de renome que não exigem de seus consultores essas certificações, como consequentemente seus clientes não exigem.
Dessa maneira, notamos que o consultor é aquele que realiza a consultoria como sua profissão e que investe no seu autodesenvolvimento em processos de gestão, sempre se pautando e conduzindo em algum Código de Ética explícito.