Folclore Argentino
• Urutaú - Ave mágica: A lenda diz que nos tempos antigos, Correntina, uma bela jovem se apaixonou por um estrangeiro, ele era o Cuarajhi, deus do sol em guarani, portanto devia retornar para o céu. Para continuar a vê-la subiu mais alto e, de lá, chorando a infelicidade de perdê-la, foi transformado num pássaro. mais conhecido da Argentina é o Tango, que ganhou espaço no cenário mundial na segunda metade do século XX. Este tipo de música criou grandes estrelas conhecidas internacionalmente, como Carlos Gardel,conhecido como o maior artista do tango argentino. Além de ritmos genuínamente nacionais, a Argentina mostra o vigor de sua cultura ao readaptar os estilos de fora, como o Rock. Desde a década de 70 este estilo tem sido bastante apreciado no país. De lá até aqui, diversas bandas e compositores surgiram e fizeram um grande sucesso, como a Soda Stereo e Sumo, ou Charly Garcia e Fito Páez.
Artes plásticas
A cultura argentina tem uma rica história ligada às artes plásticas, intensificada após a independência do país no século XIX. Nesta época, artistas imigrantes da Europa, como Eduardo Schiaffino e Ernesto de La Córcova, tiveram uma intensa produção artística que foi deixada de herança para as gerações vindouras.
Dando um salto histórico, a cultura argentina contribuiu para os movimentos de vanguarda artística, como o cubismo e o futurismo. Nestes movimentos se destacaram artistas como Xur Solar e Emilio Pettoruti, com uma arte menos abstrata e mais sentimental.
http://www.imeviolao.com.br/arte-cultura/populares/cultura-argentina.html
A culinária da Argentina - comidas típicas
Alfajor - É um doce apreciado por muitos, e não falo apenas dos argentinos. Hoje em dia o Alfajor está globalizado, e não há quem recuse. Trata-se de duas ou três camadas de massa assada, com um recheio de doce de leite. Por cima, é colocado açúcar de confeiteiro (na receita original), ou chocolate, como normalmente é conhecido no Brasil.