Argentina
A palavra Argentina tem origem no latim "argentum" que significa prata. O nome foi dado pelos exploradores europeus que, no começo do século XVI, acreditavam que havia uma montanha de prata na região.
CURIOSIDADES:
O ponto mais alto da Argentina é também o mais alto do continente americano. O Aconcágua é uma montanha de 6.960,8 metros de altura, situada na província de Mendoza (região oeste da Argentina).
Um pouco mais da metade da população argentina vive na região metropolitana de Buenos Aires.
CULTURA:
A cultura da Argentina é extremamente diversa, assim como são as características geográficas e os grupos étnicos do país. Boa parte da atual cultura argentina é influenciada pela imigração européia, mas os traços indígenas e africanos são latentes nas manifestações culturais da nação, mais especificamente na música e nas artes plásticas. As grandes cidades do país, como Buenos Aires, Rosário e Córdoba, abrigam construções com arquitetura colonial. Estes prédios convivem hoje com as modernas construções da Argentina moderna, combinando, assim, a beleza das construções da época de domínio espanhola, com a modernidade dos trade centers do século XXI.
Toda essa variedade se reflete na proeminência da cultura argentina em diversas áreas. Desde a literatura até o cinema, passando pelas artes plásticas e pela música, a Argentina tem representantes de sua cultura que se destacam no cenário mundial . Segue abaixo um pequeno resumo das manifestações da cultura argentina em diversas áreas.
EDUCAÇÃO:
Mais de Nove em cada dez argentinos sabem ler e escrever. Assim, a nação apresenta uma das taxas mais elevadas de alfabetização na América Latina. A partir de 1884, o governo passou exigir que todas as crianças entre seis e 14 anos de idade frequentassem a escola. O governo fornece educação de primeiro e segundo graus gratuitamente. A Argentina possui mais de 15 mil escolas de primeiro grau e mais de três mil escolas comerciais e de segundo grau.