argentina
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
A Argentina é o sétimo maior país do mundo, o quarto maior país do continente Americano (depois de Canadá, Estados Unidos e Brasil) e o segundo maior território da América do Sul, superada nesse quesito somente pelo Brasil. O território argentino está totalmente localizado nos hemisférios sul e ocidental, constituindo a porção mais austral da América do Sul, sendo uma pequena parte da superfície argentina, pertencente ao continente antártico. Sua localização é estratégica em relação a territórios marítimos entre o Atlântico Sul e o Pacífico Sul (Estreito de Magalhães, Canal de Beagle, Passagem Drake).
Sua superfície total legal é de 3.745.247 Km², dos quais 2.780.400 Km² correspondem ao continente americano e 964.847 Km² ao continente antártico. No entanto, fontes argentinas oficiais continuam considerando como territórios as Malvinas e ilhas adjacentes, elevando a superfície total para 3.761.274 Km².
A área total de fronteiras é de 9.376 km, tocando cinco países vizinhos: Chile, Bolívia, Paraguai, Brasil e Uruguai. Ao norte limita com a Bolívia e o Paraguai, e o extremo meridional está na confluência dos rios Grande e Mojinere . Ao sul limita com o Chile e o Oceano Atlântico, sendo que o extremo austral é o Cabo San Pío.
Ao leste limita com Brasil, Uruguai e o Oceano Atlântico. O ponto extremo oriental se localiza no noroeste do município de Bernardo de Irigoyen.
Ao oeste limita com o Chile. O ponto extremo ocidental se localiza entre o Cerro Agassis e o Cerro Bolados.
A geografia da Argentina é muito variada, tendo destaques as seguintes vegetações e climas:
Mesopotâmia: situada mais ao nordeste, a Mesopotâmia está situada entre os rios Paraná e Uruguai. A vegetação é de selva subtropical, sendo o clima também subtropical.
Pampa: Ocupa a região central e leste da Argentina. Os pampas são planícies férteis, cobertas por vegetação do tipo gramíneas, com o solo conhecido por ser o mais rico do mundo. O clima nos