RESUMO EXPERIENCIA EM COMINICAÇÃO 1
O autor começa, informando que no outono de 1964, foi convidado a proferir uma conferência, em que iria falar sobre Comunicação, onde o mesmo diz que o conhecimento sobre o assunto não é, hoje em dia, o mais importante nas Ciências do Comportamento, então decidi que preferiria ao invés de falar sobre comunicação, comunicar-me conosco ao nível dos sentimentos.
Carl afirma que gostaria de partilhar algumas coisas que aprendeu por ele mesmo em relação à comunicação. São lições que aprendeu a partir da experiência. E sobre esses momentos, algumas das experiências de comunicação com outras pessoas fizeram sentir-se maior, enriquecido e aceleraram o próprio crescimento.
O mesmo tem certeza de que ficará claro no que vai dizer. As experiências de comunicação que propiciam um efeito de crescimento e promoção, tanto nele como em outro, e que prefere evitar aquelas em que ele e o outro sentem diminuídos. O primeiro sentimento básico que gostaria de partilhar é a alegria quando consegue realmente ouvir alguém.
Foi demonstrado o grande prazer que o autor tem em ouvir alguém. Quando consegue realmente ouvir alguém, isso o coloca em contato com o outro, isso o enriquece na vida pessoal. Foi ouvindo pessoas que o mesmo aprendeu tudo o que sabe sobre as mesmas, sobre a personalidade, sobre as relações interpessoais. Ouvir verdadeiramente alguém resulta numa outra satisfação especial.
Quando ele diz que gosto de ouvir alguém, refere-se evidentemente a uma escuta profunda, diz que escuta as palavras, os pensamentos, a tonalidade dos sentimentos, o significado pessoal, até mesmo o significado que subjaz às