Palavras escrita
A fala e a escrita não são nossos únicos sistemas de comunicação, telefone, telegrafo, rádio, televisão, imprensa são outros meios de comunicação que marcam a vida moderna e as sociedades industrializadas pelo aparato tecnológico que as caracterizam .Não se trata apenas de comunicação pessoa a pessoa , mas, graças àqueles e meios , as cidades, os estados , os países , os hemisférios se comunicam e transformam o universo em uma “aldeia”, na medida em que ampliam a escala das comunicações humanas.
A contribuição desses meios técnicos parara o exercício da comunicação é, entretanto, uma pálida imagem do que ser a comunicação humana, quando dispensa ou supera o apoio da palavra como recurso competente e, sobretudo exclusiva.
Toda prática humana esta inserida numa situação mais ampla, na medida em que se instala como elemento interferi dor nos sistemas social econômico e cultural, seja para confirma-los, seja para altera-los.
O modo dessa representação, essa linguagem e sua lógica constitutiva terminam por ser o elemento de comunicação do sistema socioeconômico cultural: o modo de representação é o significado do próprio sistema. Logo ao lado do social, do econômico e do cultural, a estrutura informacional constitui um dos elementos básicos de apreensão do real.
Entretanto essa estrutura informacional não precisa ser, nem é exclusivamente verbal. O traje usado para cobrir o corpo, os meios de transporte adotado não são de ordem estritamente funcional ao contrario dizem sem palavras , nossas preferencias , explicam nossos gostos. Escolher cores, modelos, tecidos, marcas significa expetativas socioeconômicas, mas, sobretudo revela o que queremos, que pensam de nós : aquelas escolhas representam ,são signos da auto imagem que queremos , comunicar. Estes signos falam sem palavras, são linguagens não- verbais altamente eficientes no mundo da comunicação humana .
Toda