As letras e as palavras, as pessoas e o mundo: reescrevendo a escrita na releitura de novas interpretações.
AS LETRAS E AS PALAVRAS, AS PESSOAS E O MUNDO: reescrevendo a escrita na releitura de novas interpretações.
Ananindeua - 2012
1. INTRODUÇÃO
A leitura como fonte de conhecimento está presente em todos os aspectos da vida das diversas sociedades, é a leitura que nos possibilita ter o mínimo de noção de situações, contextos, realidades, verdades, certezas, dúvidas e uma variedade de sentidos, percepções, razões que podemos construir, preservando o bom senso e o respeito às diversidades e diferenças que regem as relações entre os indivíduos. A interpretação é indispensável para que a leitura nos possibilite a visão de mundo, e partindo desta ótica se faz necessário absorver informações das mais variadas fontes e áreas do conhecimento humano, processá-las e compreender suas proposições, intenções, definições e acima de tudo seus contextos para que devolvamos ao mundo nossa visão, e isso depende de algo simples e alcançável: o saber.
Suscitar no aluno uma leitura crítica, capaz de chegar à interpretação da ideologia do texto e das concepções que estão “escondidas” nas entrelinhas. O aluno deve entender que nenhum texto é neutro, ou seja, que por trás de simples palavras há uma visão de mundo, pois qualquer texto tem como função reforçar idéias já sedimentadas ou propor novas formas de vê o mundo. A linguagem é uma das formas de atuar, de influenciar, de intervir no comportamento alheio, que outros atuam sobre nós usando-a e que igualmente cada um de nós pode usar para atuar sobre os outros. (FONSECA & FONSECA, 1977, p. 149)
Indicar leituras que mostrem ligações às realidades dos alunos é salutar para que produzam ideias e construam textos onde se perceba o que foi absorvido daquilo leram e, que o conduza para dentro da sua produção textual,