Marketing de vendas do vinho
1 RESUMO
O comércio do vinho vem aumentado muito nos últimos anos, dando emprego e oportunidade de vários negócios. Mas ao mesmo tempo que tem prosperado a comercialização dessa bebida, no Brasil existem vilões que tem tirado o sono dos empresários dessa área. Foram feitas pesquisas utilizando a prática simulada, com questionário respondido por uma Vinícola e visita a uma Adega em Florianópolis, que mostrou a visão geral de um negócio muito lucrativo e ao mesmo tempo cheio de obstáculos. O marketing e a venda desse produto tem tido um grande crescimento, ainda mais que o consumo dessa bebida aumentou dentro das classes mais pobres. Mesmo assim, estamos longe de sermos um referencial nesse setor, não que os vinhos fabricados no Brasil percam em qualidade para os estrangeiros, mas pela própria cultura dos brasileiros que se acostumaram com outras bebidas, e ainda tem certas imposições para se deliciar com o vinho, principalmente no verão.
Palavras-chave: Comércio, Vinho, Marketing.
1 INTRODUÇÃO
As vinícolas de vinho fino estão em franco crescimento na região sul do Brasil, principalmente na última década. Com o setor de alimentos e bebidas em alta, existe um grande desempenho dentro da econômia brasileira. A valorização do setor agrícola na plantação e colheita de uvas e o destaque da região sul nesse segmento, gerou uma imensa modernização das vinícolas ocasionando o crescimento da fabricação de vinhos finos, produzidos com uvas viníferas.
Os tipos de uva podem ser divididos em 2 (dois) grupos principais: a) Vitis vinifera (vinhos finos) e b) Vitis labrusca (vinhos comuns). A uva vitis vinifera é cultivada principalmente em estados com temperatura mais fria, como é o caso do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na última década o mercado mundial do vinho sofreu grandes mudanças, e a principal causa é o desenvolvimento econômico de diversos países. Esse acontecimento se refletiu na produção