Teorias de motivação
a hierarquia de necessidades de maslow foi introduzida por abraham maslow e se refere a uma piramide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas sendo satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais alta, até chegar no nível mais alto, a auto – realização.
Maslow sugeriu que muito do comportamento humano pode ser explicado pelas necessidades e desejos. Quando uma necessidade, em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Na teoria de maslow, portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação.
O comportamento motivado pode ser encarado como uma ação que o indivíduo se obriga a tomar para aliviar a tensão (agradável ou desagradável) gerada pela presença da necessidade ou desejo. A ação é intencionalmente para um objeto ou objetivo que aliviará a tensão interior.
PIRAMIDE DE MASLOW
O COMPORTAMENTO humano é explicado por maslow através de cinco níveis de necessidade. Estes níveis são dispostos em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas até as mais civilizadas e maduras. São elas:
Auto realização>Estima>Associação>Segurança>Fisiológica
FISIOLÓGICAS
As necessidades fisiológicas são bem óbvias e geralmente se referem a requisitos para a sobrevivência do indivíduo ou de sua espécie. Alguns exemplos são:
Alimentação, respiração, reprodução, descanso, abrigo vestimenta, homeostase.
SEGURANÇA
As necessidades de segurança se referem à estabilidade ou manutenção do que se tem. Dentre as necessidades de segurança podemos exemplificar:
Física pessoal, financeira, saúde e bem estar, rede de proteção contra imprevistos.
ASSOCIAÇÃO
As necessidades de associação