Teoria da motivação
Ouro Preto, maio de 2013.
COLÉGIO TÉCNICO INCONFIDENTE ÁLVARES MACIEL
TEORIA DA MOTIVAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Geral da Administração, ministrada pela Prof.ª Suzana, para obtenção parcial de nota no curso Técnico de Administração, do Colégio Inconfidente Álvares Maciel.
Ouro Preto, maio de 2013
Introdução
Este trabalho faz uma abordagem sobre as metodologias de Frederick Herzberg, Douglas Mc Gregor e Abraham Maslow. Tendo como finalidade mostrar o estudo de suas teorias sobre o comportamento do ser humano.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é demonstrar que Frederik Herzberg entendeu que o maior fator motivacional para o homem está dentro do seu próprio trabalho, ou seja, acredita que a relação de uma pessoa com o seu trabalho é básica e que as atitudes tomadas podem refletir no seu sucesso ou no seu fracasso na empresa.
.
Teoria da Motivação de Frederick Herzberg
A Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work). Tal teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam. A amostragem da pesquisa