Teorias de motivação
A motivação dos colaboradores nas empresas tem sido um tema bastante discutido no mercado de trabalho atual, essa discussão ocorre porque muitas organizações tem apresentado deficiência nesse aspecto. Antes de se trabalhar com a motivação dos funcionários, é preciso entender um pouco seu conceito.
Segundo Chiavenato (1999): “a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais”. Hoje em dia existem várias definições e estudos voltados para o que é motivação o que faz a pessoa está motivado dentro de uma empresa, e esse tema vem sendo muito discutido principalmente dentro das organizações pelo fato de no Brasil a maior parte do tempo dos Brasileiros passarem seu tempo dedicado ao seu trabalho.
Para trabalhar a motivação na Vibbe que é uma empresa do ramo de comercio no recife, será feita entrevistas com os nossos clientes internos e externos juntamente com a área de RH para entender melhor o comportamento deles dentro e fora da organização, tomamos como base as seguintes teorias de motivação para melhor absolvição das informações; Teoria da hierarquia das necessidades
Pode-se afirmar que a teoria sobre motivação mais conhecida é, certamente a hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow, por ser uma teoria de fácil entendimento e sustentada por necessidades que podem ser detectadas facilmente em cada indivíduo.
Maslow defende que o comportamento motivacional é explicado pelas necessidades humanas, e que esta motivação é o resultado de estímulos sobre os indivíduos levando-os a agir. Para ele as necessidades dos seres humanos obedecem a uma escala de valores, isto significa que no momento em que a pessoa realiza uma necessidade surge outra em seu lugar requerendo dos indivíduos buscar meios para satisfazê-la. (Robbins, 2005).
Maslow classificará as necessidades em cinco categorias e afirma que essa hierarquia