Pedagogia
São tradições e costumes populares que transmitidas de gerações á gerações,sendo que todos os povos possuem suas crenças e superstições e estas são emitidas através de canções, danças, artesanatos, jogos, religiosidades e brincadeiras.
Sua utilização na escola são usados como estudos e seus aspectos teóricos é atinge a todos até a sociedade mais primitiva,levando esse patrimônio cultural humano atual e do passado, tendo em vista o conceito da tradição do lado anonimato e do popular. O folclore abrange também todos independentemente de idade e ele é diversificado por dois lados: o lúdico e o prático. No lúdico engloba a literatura oral através das lendas, mitos, poesias trazendo as diversões como danças teatros etc. E no prático as artes técnicas como: cerâmicas, pinturas esculturas etc. São obras trabalhadas pelos adultos. Considerando a criança, o folclore e a melhor forma de verdadeiramente fazê-la penetrar do povo, de conhecer as vidas diferentes do país, de criar uma consciência nacional e o amor as nossas cultura.
Nossos jovens estão, assim, formando-se ao embalo de uma cultura estrangeira.Não podem ser culpados de sua desvinculação de tudo que apresente as nossas raízes. O contato desde muito cedo com o material folclórico brasileiro será certamente uma das formas mais eficazes de á massificação e a colonização. O conhecimento da cultura regional permitirá não só a sua aceitação e valorização como também a própria integração do individuo no seu meio.
A professora primária deve amar o folclore, ela é a fonte valiosíssima de informações sobre o folclore na pessoa de seus alunos. Lembramos que, ainda com relação ao folclore, é importante que a criança se chegue a ela de maneira espontânea.
Cunha,Mª Antonieta Antunes, Literatura infantil, Teoria e Prática, São Paulo.1995
São tradições e costumes populares que transmitidas de gerações á gerações,sendo que todos os povos possuem suas crenças e superstições e estas,são emitidas através de