Arché
Os primeiros filósofos gregos abdicavam de suas vidas sociais para ir em busca de algo material que possa ter dado origem ao universo. Eram chamados de Arché,o princípio absoluto (primeiro e último) de tudo o que existe, o elemento base de cada teoria filosófica. Tais pensadores rocuravam responder ás seguintes perguntas: "O que é a natureza ou qual o fundamento último das coisas?" E assim começaram a ser chamados de naturalistas.
Eram indivíduos céticos e taxativos. Quando encontravam seu Arché iam em busca de provas naturais para a comprovação de sua teoria. Em meio a pensamentos, e expêriencias para tentar achar a confirmação de suas idéias, acabaram por realizar estudos que foram fundamentais para o desenvolvimento científico naquela época e que se transcorreu até os dias de hoje.
Como por exemplo podemos citar um dos mais importantes e comentados naturalistas da época, que foi Tales de Mileto, esse que por sua vez possuia a água como seu Arché. Para comprovar seu pensamento, desenvolveu pesquisas químicas e teorias que com o passar do tempo se desenvolveram e aprofundaram, e hoje são extremamente detalhadas.
Tales defendia o o princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza, pensamento que era contrário ao pensamento Socrático. Para entender o pensamento de Sócrates é necessário fazer algumas perguntas e receber suas respostas através da lógica e dos valores sociais. As perguntas são:
O que é a perfeicão?
Se algo é perfeito, ele tem que existir. Logo o imperfeito não existe.
Deus é perfeito? (resposta através de valores sociais)
Sim, Deus é perfeito.