epstemologia
Epistemologia :estudo do conhecimento científico .A teoria do conhecimento parte da filosofia que investiga as relações entre o sujeito que conhece, e o objeto conhecido no ato de conhecer.
Embora na antiguidade já tivessem reconhecido que podíamos nos enganar os filósofos não colocaram isso em evidencia ,só na idade moderna que isso ocorreu se tornando assim uma disciplina independente .
O filosofo DESCARTES começou a investigar a origem do conhecimento.(qual é a fonte do conhecimento ?),(o que permite reconhecer o verdadeiro ?).
Dessas indagações surgiram duas tendências o racionalismo e o empirismo.
O racionalismo teve seu maior expoente em Descartes ,defensor das ideias inatas (inato é aquilo que a pessoa já nasce com ele).
E o empirismo em Locke e Hume que valorizavam a experiência no processo do conhecimento .
Locke afirmava que a alma é como uma tabula rasa ,uma tabula sem inscrições ,uma cera na qual não há nenhuma impressão ,porque o conhecimento só começa após a experiência sensível .
Para Locke ,há duas fontes possíveis para nossas ideias :a sensação e a reflexão .A sensação é o resultado da modificação feita na mente por meio dos sentidos ,enquanto a reflexão é a percepção que a alma tem naquilo que nela ocorre .portanto ,reflexão :é a experiência interna e a sensação é a experiência externa.
O empirismo e o positivismo fundamentaram a tendência naturalista
— Rigor do método experimental e matemátização típicos das ciências da natureza.
— Fatos sociais ,aspectos comportamentais podem ser observados como coisas, verificados experimentalmente. ( associacionismo estímulo reforçador, comportamentalismo.) BIBLIOGRAFIA
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia.Curso da filosofia da educação.3ª edição revista e ampliada:editora Moderna,2006.PTL-316.