arcadismo
Alunos: Milena Pahl e Emerson Campos
Série: 1º 05
Disciplina: Português
Professora: Gissele Perin Reiter
Assunto: Arcadismo
Arcadismo
Índice
1. Apresentação (Introdução)
2. Arcadismo (desenvolvimento)
2.1 Contexto históricos
2.2 Características do arcadismo
2.3 Arcadismo em Portugal
2.4 Arcadismo no Brasil
2.5 Autores e suas obras
3. Conclusão
4. Bibliografia
1. Apresentação
O presente trabalho é sobre o Arcadismo, mais concretamente sobre o contexto histórico do Arcadismo, suas características, sobre o Arcadismo em Portugal e no Brasil e, sobre seus autores e suas obras.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que o Arcadismo tem para a sociedade.
2. Arcadismo
O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos (pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica).
2.1 Contexto histórico
O século XVIII, também referido como “Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura europeia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, através de um intenso comércio ultramarino e da multiplicação de estabelecimentos bancários, assenhoreando-se mesmo de uma parte da atividade agrícola.
Paralelamente, a antiga Nobreza arruína-se, e o Clero, com as suas intermináveis polêmicas, traz o descrédito às questões teológicas. Em toda a Europa a