Arcadismo
• 3. Contexto histórico Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga . Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pã e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
• 4. ARCADISMO 1. ARCADISMO O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII . O nome dessa escola é uma referência à Arcádia , região bucólica do Peloponeso , na Grécia , tida como ideal de inspiração poética. No Brasil , o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.
•
o No Brasil e em Portugal , a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc. o Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia , que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.
• 5. ARCADISMO o O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco. o Fugere urbem (fuga da cidade) o Locus amoenus (lugar aprazível, ameno) o Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão) o Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco) o Neoclassicismo o Pseudônimos pastoris ( fingimento poético para não revelar sua identidade) o Carpe diem (aproveite o dia)
• 6.