O Arcadismo
Neste trabalho vamos discutir sobre o arcadismo, também conhecido como setencismo e neoclassicismo. Vamos mostrar suas características, e citarmos alguns autores da época.
DESENVOLVIMENTO
A LITERATURA DO ARCADISMO O arcadismo é uma escola literária surgida no século XVIII na Europa. A principal característica dessa escola é a exaltação a natureza e tudo que lhe diz respeito.
CARACTERISTICAS DO ARCADISMO
O arcadismo é uma forme de literatura mais simples, os temos são simples e comuns, como o amor, a solidão, o casamento. Os autores retornaram aos modelos clássicos da Antiguidade, por essa razão o movimento é também conhecido como o neoclássismo. Os autores diziam que a Arte era uma cópia da natureza, refletida através da tradição clássica.
Os autores árcades voltavam-se a natureza em busca de uma vida simples e monótona e não aos centros urbanos dominados pelo Antigo Regime. E essa busca era apenas um estado de espírito, uma posição política, pois eles viviam no centro urbano. Por isso era justificado falar que era um “fingimento poético”.
Outras características importantes são: a linguagem simples, a valorização a vida no campo, objetividade, idealização da mulher amada entre outros. - TERMOS EM LATIM
O uso de expressões em latim era comum no neoclassicismo. Elas estavam associadas ao estilo de vida.
Alguns termos usados:
Inutilia truncat
"cortar o inútil", referência aos excessos cometidos pelas obras do barroco. No arcadismo, os poetas primavam pela simplicidade.
Fugere urbem
"fugir da cidade", do escritor clássico Horácio;
Locus amoenus
"lugar ameno", um refúgio ameno em detrimento dos centros urbanos monárquicos;
Carpe diem
"aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.
O ARCADISMO NO BRASIL O arcadismo no Brasil teve inicio quando foi lançada a obra de Claudio Manoel da Costa em 1768. Nesse período Portugal