Arcadismo
Ana Laura Ilgenfritz
Arcadismo
Trabalho Apresentado à Disciplina de Literatura, 1º ano 24, Sob a orientação de Priscila Becker Mello, Para Compor a nota do 3º Trimestre.
Cruz Alta
2013
Introdução
O Arcadismo é um movimento literário que se originou na Europa século XVIII decretava o fim do pensamento barroco. Apresentava uma linguagem que tentava transformar o ensino, os hábitos, as atitudes sociais, com ideias iluministas. O Arcadismo ou Neoclassicismo teve uma aparência moderna e objetiva, retratando a realidade histórica e social que o mudo estava vivendo, ou seja, a insatisfação com o Absolutismo Real. Este foi o primeiro estilo literário propriamente brasileiro e é sobre ele que trataremos neste trabalho.
Arcadismo
Contexto histórico
O arcadismo, setecentismo (os anos 1700) ou neoclassicismo é o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. A influência neoclássica penetrou em todos os setores da vida artística europeia, no século XVIII. Os artistas desse período compreendiam que o Barroco havia ultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade e procuravam recuperar e imitar os padrões artísticos do Renascimento, tomados então como modelo.
Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como