LARROSA, Jorge. Sobre a Lição: ou do ensinar e do aprender na amizade e na liberdade. In. Pedagogia profana RESENHA
E NA LIBERDADE
Margareth Maura dos Santos
O artigo elaborado por Jorge Larrosa tece uma discussão sobre as questões que envolvem a lição, o aprender e o ensinar a mergulhar na aventura do ato de ler. O texto é organizado em oito páginas e dividido em três subseções, a primeira, “O ensinar e o aprender”, a segunda,
“Na amizade” e a terceira, “Na liberdade”, além da introdução.
Na introdução, Larrosa traça uma reflexão sobre o ato de ler em público e especificamente na sala de aula. Esse ato torna-se um costume, ou seja, uma lição que se concretiza na leitura por meio de um texto, e este se destina ao comentário de um público. O primeiro passo antes do ato de ler seria o processo de abertura do livro, a convocação dos saberes, da palavra e do mergulhar no texto a ser degustado pelo ato de ler. O autor destaca ainda que a leitura se faz fácil quando permite que o ensinar e o aprender aconteçam. Desse modo é importante propor a vivência com a leitura no processo de ensinar e aprender. E neste processo surgirão a liberdade e a amizade relacionadas ao como ler de verdade, e em como realizar a lição da verdadeira leitura.
Já o ensinar e o aprender requer a participação do professor em selecionar o texto para a lição e oferecê-lo aos seus alunos como um presente. E que este presente seja aceito com amor e possa ser deleitado por seus receptores para que haja sentido.
Com relação à amizade é o comum do texto, a conversação que se estende entre o leitor, o professor (emissor) e o texto. Larrosa cita que a amizade consiste em haver sido mordidos e feridos pelo mesmo, haver sido inquietados pelo mesmo. Ater-se em que a lição em aprender e ensinar o ato de ler faz com que a interação entre o texto, o professor e o leitor incite todos a novas buscas pela palavra.
Daí a liberdade em ver o que não foi visto e o descobrir o que não sabia, deixar-se viajar pela palavra a fundo e se perder no que o texto