Acionamentos
Proveniente do latim "servu", designando um escravo ou serviçal, a palavra "servo" é ainda definida no dicionário Aurélio como criado, servente ou servo do dever. Sem dúvida, esta última definição é a que melhor representa a função de um servo, ou seja, a de responder com fidelidade a um comando externo.
Servos-acionamentos são sistemas eletromecânicos de controle de precisão. De forma prática, podemos dizer que um servo-acionamento é o conjunto formado por um servomotor e o seu respectivo acionamento, capaz de seguir fielmente uma referência de velocidade, torque ou posição imposta ao mesmo. Seguir uma referência de velocidade significa não apenas seguir essa referência com o menor erro possível, mas também acompanhar as variações abruptas da mesma, como de zero a máxima em frações de segundos, possibilitando a implementação de um grande número de operações por ciclo de trabalho.
Servo-acionamento = Servo-motor + Servo-conversor
2 - Quais são as aplicações dos servo-acionamentos? Exemplificar as aplicações práticas.
Os sistemas que possuem servo-acionamentos, encontram aplicações em diferentes campos da indústria como, por exemplo:
- Máquinas – ferramenta a comando numérico;
- Sistemas de posicionamento
- Linha de transporte
- Robôs industriais
- Sistemas flexíveis de manufatura
- Etiquetas
- Servoconversores.
O campo de aplicação dos servo-acionamentos vem se ampliando dia a dia, impulsionado pela crescente necessidade do aumento da produtividade e da qualidade, com a conseqüente busca de máquinas cada vez mais rápidas e precisas.
Exemplo: Resposta de velocidade
Para ilustrarmos a importância de um controle de velocidade preciso, tomemos como exemplo a operação de usinagem de rosca em um torno. Esta é uma operação muito delicada, pois um desvio de velocidade poderá danificar ou “matar” a peça de trabalho.
A peça a ser usinada encontra-se fixada ao eixo-árvore ou “sprindle” do torno, girando em uma velocidade fixa. A