Aranha Marrom
Habitat : ambientes domésticos, escuros e úmidos, folhas secas de palmeiras, nas cascas ou sob as mesmas, atrás de móveis, sótãos, garagens, etc.
Ocorrência : em todo o Brasil.
Hábitos - possuem hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia. Vivem em teias irregulares, semelhantes a um lençol de algodão, construídas em tijolos, telhas, tocos de bambu, barrancos, cantos de parede, garagens, geralmente em lugares escuros. Fazem uma teia que parece fios de algodão que formam um tipo de lençol, sem uma forma definida, onde afunila para um buraco no barranco, raízes, folhas caídas, montes de telhas, tijolos, etc. Não são agressivas.
Alimentação : alimentam-se de pequenos insetos alados, baratas, pequenas aranhas, grilos, que entram na região de seu refúgio, costumam envolver sua presa em teia para depois comer.
Reprodução : o vípara. As fêmeas alcançam a maturidade sexual em média aos 328,5 dias e os machos em 454,7 dias. Uma fêmea pode produzir até 15 ootecas que contêm de 22 a 138 ovos com gestação de aproximadamente 23 dias. P roduzem uma ooteca arredondada, de cor branca. Podem então proliferar-se extraordinariamente.
Ameaças : matança indiscriminada.
Cuidados - os