O trabalho a seguir tem o intuito de mostrar que o uso da sustentabilidade em áreas urbanas, traz benefícios não só ao meio ambiente como para economia.
Estudos em ecologia urbana podem ajudar as pessoas a verem as cidades como parte de um ecossistema vivo.
Podemos notar claramente, que o meio ambiente foi alterado de forma radical e devido a isto esta área da Ecologia adquiriu uma importância tão grande que a fez torna-la essencial. Nascentes de água e reservas subterrâneas foram infectadas ou extinguidas através da ocupação humana descontrolada. Essa dura realidade se mostra clara quando vemos as grandes cidades com altos índices de poluição ambiental gerada após anos de descaso e só agora estamos sentindo o quanto fomos irresponsáveis ao consumirmos irracionalmente o nosso planeta.
O que é
Ecologia urbana é um campo da Ecologia cujo objeto de estudo são as relações entre os habitantes de uma área urbana e suas interações com o meio ambiente. Ou seja, estuda como as plantas, animais e pessoas interagem num determinado meio urbano (cidade, por exemplo).
A Ecologia Urbana utiliza práticas de campo e conceitos teóricos da Ecologia tradicional, porém com um forte diálogo com outras áreas como, por exemplo, Urbanismo, Engenharia, Arquitetura, Geografia, Antropologia, Sociologia entre outras.
Importância
É uma área muito importante, pois seus estudos e aplicações colaboram com a melhoria das condições de vida nos centros urbanos, uma vez que busca formas de possibilitar o desenvolvimento sustentável (sustentabilidade) em áreas urbanas.
Objetivos principais
- Analisar a estrutura urbana.
- Estudar os impactos das atividades urbanas (poluição, urbanização) sobre o