araguaia direitos humanos
Análise Sobre a Guerrilha do Araguaia(1N)
Partido Comunista do Brasil (PC do B)
Fonte: Geração .
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, maio 2006.
"Camaradas
Na ultima reunião do CC foi apresentado um relato objetivo do trabalho de preparação da luta armada em varias regiões do BRASIL, após a reorganização do Partido. Deu-se particular atenção aos preparativos, desencadeamento e desenvolvimento da resistência armada no ARAGUAIA. Nesta reunião, se discutira essa experiência.
A guerrilha no Sul do PARÁ sobrevive há mais de 3 anos. Nenhuma luta com esse caráter em nosso país sustentou-se durante tanto tempo. As tentativas depois do golpe de 1964 fracassaram em poucos dias. É o caso do levante do Coronel CARDIM, no RIO GRANDE DO SUL, a preparação armada na Serra do CAPARAÓ , a guerrilha do VALE DA (sic) RIBEIRA, a guerrilha urbana dirigida por MARIGHELA , etc.
Importância Política da Luta no Araguaia
A resistência armada no ARAGUAIA verificou-se quando a ditadura já imperava há oito anos no pais. Na época, os militares consideravam como liquidada a oposição ao regime fascista. Acendeu-se então uma chama que ilumina a estrada que deve ser trilhada pelo nosso povo na busca de sua libertação. Este exemplo é um poderoso estímulo para todos os patriotas e revolucionários. O PC do BRASIL, a frente dessa luta, coloca-se como a força mais conseqüente na luta contra a ditadura. Com isto aumenta seu prestígio no seio das correntes progressistas do país e no exterior.
Fato político a assinalar é que na área onde se desenvolve a luta guerrilheira, mais de 90% da população passou a apoiar os combatentes do povo. A principio, Apoio Moral. A massa mostrava-se simpática aos guerrilheiros, apesar de todo o trabalho realizado pelo inimigo com o objetivo de amedronta-la e enganá-la. A seguir, a ajuda passou a ser mais ativa. Além dos alimentos, auxilio na transmissão de informações e na aquisição de objetos