Trabalho De Relacionamento
Um dos objetivos da assistência de enfermagem é levar o paciente a participar dos esquemas terapêuticos. Esta participação depende dos processos de comunicação, a partir dos quais se estabelecem as relações de confiança necessárias para o paciente diminuir o medo, a ansiedade e permitir, à pessoa fragilizada pela doença, lutar por seu restabelecimento com dignidade. Nesse sentido, os enfermeiros além da experiência no uso de tecnologias, e do suporte psicossocial, deve estar atenta ao processo de comunicação para que o paciente possa suportar os efeitos da hospitalização, manter a percepção de si próprio e da sua realidade.
Desenvolvimento
Pergunta A: Como você trabalha a comunicação terapêutica na sua prática profissional?
- Profissional 1: Assim que me apresento ao paciente faço perguntas sobre como ele está e como passou a noite, o que espera do tratamento, analiso o comportamento do paciente no decorrer da conversa.
Idade: 23 anos; Sexo: Feminino; Técnico de Enfermagem.
- Profissional 2: Procuro ter uma comunicação de forma bem clara com meus pacientes, para que meus cuidados possam ser de uma maneira positiva e que o paciente e seu familiar possa confiar em meus cuidados.
Idade: 44 anos; Sexo: Feminino; Técnico de Enfermagem.
Pergunta B: Qual a importância do relacionamento terapêutico de enfermagem em sua opinião?
- Profissional 1: O paciente se sentir seguro com o profissional, que lhe dar atenção,