Aquecedor Solar
INTRODUÇÃO 2
1. VISÃO GERAL 3
2. O COLETOR SOLAR 4
3. O RESERVATÓRIO TÉRMICO 5
4. SISTEMA AUXILIAR DE AQUECIMENTO 6
5.1 PROJETO: AQUECEDOR SOLAR FEITO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS 7
5.2 PROJETO: COMO FAZER 8
PREPARO 8
CONFECÇÃO: 8
6. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A mesma energia solar que ilumina e aquece o planeta pode ser usada para esquentar a água dos nossos banhos, acender as lâmpadas ou energizar as tomadas de casa. O sol é uma fonte inesgotável de energia e, quando falamos em sustentabilidade, em economia de recursos e de água, em economia de energia e redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, nada mais natural do que pensarmos numa maneira mais eficiente de utilização da energia solar. Esta energia é totalmente limpa e, principalmente no Brasil, onde temos uma enorme incidência solar, os sistemas para o aproveitamento da energia do sol são muito eficientes.
Falando superficialmente, o aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais, peculiar por ser uma forma de obtenção de energia gratuita, orgânica e abundante.
O aquecimento de água pela utilização de coletores solares tem representado, assim como as células fotovoltaicas, uma das aplicações de maior viabilidade de uso, residencial ou industrialmente.
Os aquecedores solares domésticos, muito utilizados na produção de energia térmica solar a baixas temperaturas, são objetos de estudos desde a década de 50.1
Nas últimas décadas houveram diversas formas de se fazer um aquecedor solar, de forma rudimentar, mas eficaz, os chamados “aquecedores solares recicláveis”, como o próprio nome diz, utiliza-se mateiras descartáveis e fáceis de se acharem para monta-lo.
1. VISÃO GERAL
Figura 1 - Esquema de Montagem
Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). Ver Figura 1.
As placas coletoras são responsáveis