Aquecedor solar
ENGENHARIA ELÉTRICA
ENERGIA SOLAR
Tecnologia e Sustentabilidade
TAUBATÉ
2012
-------------------------------------------------
Introdução
Um dos grandes desafios da atualidade é o abastecimento energético mundial. Por esta razão, é notável o esforço de muitos países desenvolvidos para racionalizar o emprego de energia, seja por meio de pesquisas que busquem a maior eficiência dos aparelhos, seja por outras fontes de energia, tais como: solar, eólica, biomassa e das marés.
A energia solar é a energia eletromagnética proveniente do sol, onde é produzida através de reações nucleares, e que, propagando-se através do espaço Interplanetário, incide na superfície da Terra. O total de energia solar que incide na superfície da terra em 1 ano é superior a 10.000 vezes o consumo anual de energia bruta da humanidade, (CRESESB, 2005).
O Brasil, por sua localização geográfica, possui os mais elevados índices mundiais de potencial para aproveitamento dessa fonte de energia. Para se ter uma idéia, a incidência solar na área do Distrito Federal, corresponde à produção energética de 162 Itaipu, conforme dados da (ABRAVA, 2005).
A energia solar incidente no Brasil em um ano (15 trilhões de MWh) corresponde a 21.000 vezes a nossa produção anual de petróleo ou 50.000 vezes o consumo nacional de energia elétrica em 1999. Além disso, uma parte do milionésimo dessa energia representa 57% da produção brasileira de carvão mineral. (ENERGIA SOLAR, 2005).
Há de se considerar ainda que o consumo com aquecimento da água representa uma parcela substancial da energia consumida. Em habitações de interesse social, 32% do total da energia gasta é devido ao chuveiro elétrico (PRADO, 1991). Isto justifica o desenvolvimento de meios para otimizar o uso e incentivar o aproveitamento de outras fontes energéticas.
Em nosso país, também têm sido realizados esforços para tornar mais racional o uso e a utilização de fontes alternativas de energia. BEZERRA