Aquecedor Solar
O uso de fontes alternativas de energia tem se tornado uma grande crescente em todo o mundo. Diversos modelos e sistemas têm sido desenvolvidos, ampliando o leque de opções para os consumidores.
Dentre as opções de uso de energia limpa, a energia solar tem se destacado das demais, apresentando inúmeros benefícios como infinidade e pureza. Todavia, aenergia solar ainda apresenta um sério impedimento: seu alto custo, principalmente para os padrões brasileiros.
Frente a esse problema, uma ótima solução foi desenvolvida: O sistema de aquecedor solar com garrafas pet! O sistema com garrafas pet e os tradicionais sistemas de aquecimento solar possuem, em suma, o mesmo modo de funcionamento: transferindo para a água o calor captado a partir dos raios solares.
A grande diferença entre os dois sistemas está, obviamente, nos materiais utilizados e, consequentemente, nos custos.
O tempo em que as embalagens utilizadas nesse projeto leva para se decompor no meio ambiente gira em tordo de 100 a 400 anos.
FUNCIONAMENTO
O sistema é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente. A diferença é o material utilizado para montar o painel que aquece a água: garrafas PET, embalagens longa-vida e alguns metros de canos de PVC. Primeiro é preciso recortar as garrafas e caixas que irão formar o painel, depois pintar de preto os canos e embalagens longa-vida que irão absorver energia solar e transformá-la em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantêm o calor através de efeito estufa. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente, passa pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.
O aquecedor é feito com os seguintes materiais:
* Garrafas pet (preferência 2 litros)
* Caixas de leite
* Tinta de cor preta fosca
* Cano de água
* conectores de canos (ou joelho para ligar canos)
Garrafa pet: serve para a proteção da caixa de leite e, ajuda a abafar o calor do ar, trancando a maior