Apuração de Votos
ALLAN CUNHA
FABIANA WATANABE
JANDRA PAIVA
PAULA THALYTA CASTRO
RODRIGO HELFENSTEIN
PESQUISA ELEITORAL - ESTATÍSTICA
São Paulo
2014
Introdução
Nesse trabalho foi elaborada a pesquisa eleitoral em um certo ponto da cidade de São Paulo onde foram feitas perguntas a respeito da intenção de voto dos eleitores, sua renda familiar etc. Após as pesquisas feitas, trabalhamos em cima dos dados que obtivemos, fazendo os cálculos que aprendemos nas aulas de estatística.
Metodologia
Foram entrevistadas, no dia 27 de setembro de 2014, 80 pessoas da idade mínima para voto (16), até mais de 71 anos, com escolaridade variadas, desde fundamental incompleto até pós-graduados, de todas as regiões de São Paulo e de todas as classes sociais. O ponto escolhido para realizar a pesquisa foi na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, umas das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo. Escolhemos este ponto pelo fato de ser um local de muito movimento, onde passam todos os tipos de pessoas, com os mais diversos motivos, desde idas a passeio como a trabalho.
Coleta dos dados
O procedimento de coleta de dados foi algo até que divertido para nós, já que nenhum integrante do grupo havia feito uma pesquisa em campo desse tipo antes. E como foi uma experiência nova para todos, não sabíamos como deveríamos abordar as pessoas para fazer as perguntas. No início foi muito difícil criar coragem para interromper as pessoas de seus afazeres e perguntar se podiam responder algumas perguntas para nosso trabalho da faculdade. Ainda mais depois que as primeiras se recusaram a responder por estarem “ocupadas” ou “atrasadas”. Até a ideia de irmos embora para outro ponto foi dada, mas logo depois quando vimos que de pouco em pouco estávamos conseguindo, deixamos a vergonha e a insegurança de lado e começamos a perguntar sem receio de atrapalhar as pessoas, até que conseguimos