Sistema eletrônico de votação
ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL
ANA CLÁUDIA ARAÚJO PINTO
MUDANÇAS INTRODUZIDAS COM O SISTEMA ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO
SALVADOR
2008
ANA CLÁUDIA ARAÚJO PINTO
MUDANÇAS INTRODUZIDAS COM O SISTEMA ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO
Artigo científico apresentado à Faculdade Baiana de Ciências, como um dos requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Direito Eleitoral.
ORIENTAÇÃO: Prof. Ms. Jaime Barreiros Neto
SALVADOR
2008
MUDANÇAS INTRODUZIDAS COM O SISTEMA ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO
Ana Cláudia Araújo Pinto1
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade demonstrar que a implantação do sistema eletrônico de votação serviu como ferramenta fundamental no processo de garantia da escolha popular, assegurando transparência, segurança e agilidade na votação e apuração, proporcionadas pela utilização das urnas eletrônicas. Para tal fim, foi realizada uma minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, através da qual buscou-se traçar um breve histórico da implantação do voto eletrônico no Brasil, bem como, analisar as mudanças decorrentes da sua utilização.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema Eletrônico de Votação. Urna Eletrônica. Voto Eletrônico.
1. INTRODUÇÃO
A prática de fraudes no cenário eleitoral brasileiro tem origem antiga e perdurou por muito tempo. A vontade popular era manipulada em benefício de grupos restritos com interesses políticos e econômicos, a quem interessavam os resultados fraudulentos. A informatização do processo eleitoral surgiu, principalmente, como ferramenta capaz de eliminar estas irregularidades,